Como Fazer um Controle Financeiro Perfeito

controle financeiro 1

 

Controlar seus gastos é algo essencial para todos nós. Saber onde você está gastando seu dinheiro, com quais despesas você está comprometendo seu salário, onde você pode melhorar seus gastos, programar suas contas a pagar. Isso só é possível se você tiver um Controle Financeiro perfeito!

Você precisa saber como gastar com qualidade focando sempre no que realmente importa para você. Para que isso seja possível, existem alguns passos para começar a economizar dinheiro que facilitarão na hora de cortar alguns gastos e fazer um eficiente controle financeiro.

É importante lembrar que não basta fazer um controle, você deve analisar todos os gastos também.

Simplesmente anotar que você gastou R$ 400 em almoço num mês não significa nada.

Você precisa analisar esse valor, se tem como diminuir, procurar outro restaurante, começar a almoçar em casa ou levar comida ao trabalho.

Para isso, você precisará fazer metas e orçamentos de cada tipo de despesa.

Fazer metas de gastos para:

  • Gastos com Moradia;
  • Gastos com Lazer;
  • Gastos com Saúde;
  • Gastos com Educação.

A lista é grande, estes foram somente alguns exemplos. Todos estes gastos você precisa traçar metas e um orçamento máximo.

É claro, se você quebrar a perna não vai deixar de ir ao médico por que já estourou o orçamento de gastos com saúde. Isso não faz sentido.

Mas é bom você ter o conhecimento do quanto vai ultrapassar o limite, para você poder tirar de algum outro orçamento.

Orçamentos e metas serão as únicas coisas que poderão fazer você começar a economizar dinheiro de verdade.

Qual a Melhor Forma de Fazer um Controle Financeiro

controle financeiro 2

Sempre há uma melhor maneira de fazer alguma coisa.

Para controlar seu dinheiro através de metas e orçamentos não é diferente.

É claro que você precisará de alguma forma eletrônica de controle. Fazer no papel e caneta não é mais possível.

Existem muitas dúvidas no que é melhor: Uma planilha no Excel? Um controle financeiro por um aplicativo no celular? Um software?

Cada pessoa consegue arranjar um melhor modo para lidar com seu controle financeiro. Tudo depende muito de pessoa para pessoa.

A forma que eu julgo como melhor, é o primeiro passo num total de 3 passos para você ter um ótimo controle das suas finanças.

Passo 1: Você Precisa ter o Controle no Celular e no Computador

controle financeiro 3

Durante bastante tempo presenciei diversas pessoas que uma hora preferem fazer o controle financeiro no celular. Na mesma hora que estão gastando já estão lançando a despesa no aplicativo.

Em outras horas, preferem fazer no computador, onde sentam somente para organizar as contas, para fazer a análise, efetuar todos os lançamentos.

Quando me perguntam o que eu acho melhor, se é pelo celular ou pelo computador, eu sempre respondo: os dois.

Vai haver momentos que você vai querer sentar e organizar suas contas, para isso é melhor utilizar um computador, onde você fica mais concentrado e consegue se organizar melhor.

Em outros casos, para não se esquecer de lançar uma despesa, você vai precisar lançar na hora. Enquanto espera a máquina do cartão de crédito efetuar a transação para liberar o cartão, você já está com o celular na mão lançando a despesa.

Não há um melhor ou um pior. É fato que quando você tem os 2 a disposição, você consegue se organizar melhor e assim manter de verdade o controle financeiro.

As pessoas que fazem só pelo computador, muitas vezes, esquecem de fazer o controle. Quando vão fazer, já acumulou muitas contas e deixam para outro dia. A bola de neve vai crescendo e acabam nunca fazendo nada.

Já as que fazem pelo celular, se deixarem de lançar duas ou três transações já se desanimam e acabam também parando de fazer o controle.

Estes casos são fatos. Já presenciei milhares de vezes.

Por isso que quando você tem os 2 na mão, você se sente mais seguro e se organiza da melhor forma para você mesmo.

Passo 2: Algo Fácil e Rápido de Usar

controle financeiro 4

Ninguém quer ficar 3 horas por dia fazendo os lançamentos no seu controle financeiro.

Você precisa de algo que seja fácil e, principalmente, rápido.

A partir do momento que seu inconsciente acha que você está gastando muito tempo fazendo o controle financeiro, é o início da morte do seu controle financeiro.

Quando seu cérebro parar para pensar que você podia estar vendo um filme, praticando uma atividade física, ou fazendo qualquer outra coisa, mas está preso fazendo esse maldito controle financeiro, ele vai te sabotar.

Por isso que o ideal é a junção de celular mais computador.

Você vai fazendo todos os lançamentos no seu celular diariamente gastando 5 minutos por dia. Mensalmente, você senta no computador e gasta 1-2horas para organizar todas as transações e projetar todas as metas e orçamentos do próximo mês.

Assim você terá tempo de fazer o que você bem entender, gastando um tempo mínimo com um controle financeiro perfeito.

Você também precisará de algo fácil. Nada adianta você ter uma planilha de Excel feita pelos professores de Harvard se for necessário fazer um “pós-doutorado em Excel”.

Tem que ser algo simples, que seja intuitivo, que você não precise ficar pensando muito como fazer, como lançar ou como entrar.

Para entrar nos seus afazeres automaticamente, você vai precisar de algo fácil para seu cérebro colocar no automático.


 


 

Passo 3: Seja Possível Analisar Automaticamente

controle financeiro 5

Não adianta você fazer todo o controle se no final do mês você tiver que sentar e demorar 5 horas para analisar tudo.

Você precisa de algo que faça as analises automaticamente.

O valor gasto em cada despesa, a previsão do seu fluxo de caixa futuro, para ter certeza que você conseguirá pagar suas contas. Todas as análises que você tem que fazer precisa vir “mastigado” para você.

Quando eu disse que você deverá sentar 1 hora por mês em frente ao computador é somente para analisar exatamente o que foi gasto. Por exemplo:

  • Mês passado você gastou 10% da sua receita almoçando fora. Neste mês você gastou 15%. Qual foi o motivo de ter aumentado? Dá para voltar e manter na faixa dos 10%? É possível baixar ainda mais dos 10%? Mês que vem a meta será de 10%.
  • Mês passado foi gasto 15% com gastos de gasolina. Este mês você gastou 12%. Como você conseguiu diminuir este gasto? Dá para continuar fazendo e diminuir ainda mais? Defina como meta para mês que vem gastar 10%.
  • Você gastou 20% com lazer no mês passado. Este mês você gastou novamente 20%. Porém, mês que vem tem o show daquele artista que você está louco para ir. Qual dos gastos em lazer você terá que cortar para incluir o show e se manter em 20%?

Estes são só alguns exemplos. Todos os gastos podem e devem ser controlados.

Verificar onde você pode gastar menos e impor isso como meta. Dessa maneira, você efetua um lançamento do novo orçamento do mês de determinado grupo de gastos.

É algo que se torna prático e altamente eficiente para você controlar seus gastos.

Como eu disse, a forma de controle sempre poderá variar de pessoa para pessoa. Cada um tem o jeito que acha melhor e mais fácil.

Particularmente, já testei milhares de processos diferentes para controle financeiro. Planilhas financeiras, aplicativos, softwares, entre outras opções.

Hoje, o que acabo sempre indicando para todos que me perguntam sobre isso é um aplicativo/software que consegue atender todas as necessidades que listei anteriormente. Trata-se do:

Meu Dinheiro

controle financeiro 6

O Meu Dinheiro é ótimo para seu controle financeiro.

Eles têm um ótimo aplicativo no celular que você pode fazer o download de graça, além de contar com um software para você sentar uma vez por mês na frente do computador e se organizar.

O software você já pode até mesmo baixa-lo e testá-lo gratuitamente no link: https://www.meudinheiroweb.com.br/

O aplicativo é integrado com o software, ou seja, todos seus lançamentos estarão nos 2 lugares.

O que você definir como meta no computador, vai automaticamente para o celular. Assim que você vai gastando, ele vai lhe informando o quanto sobra de orçamento para determinado grupo de gastos.

Dentre as maiores vantagens, gosto de listar:

  1. Ótimo Design – O design faz toda a interatividade com o software ser intuitiva;
  2. Fácil de mexer – Isso mesmo, você não vai precisar ter um “Pós-doutorado em Excel” para controlar suas finanças;
  3. Diversas Opções de Contas – Se você tem mais de 1 conta em banco não tem problema, você tem diversas opções de contas, dinheiro vivo, cartão de crédito;
  4. Computador + Celular – Uma das grandes vantagens. Você economiza muito tempo com isso;
  5. Controle de Contas a Pagar – Você é daqueles que se esquece de pagar uma ou outra conta? O Meu Dinheiro vai avisá-lo no celular quando está vencendo uma de suas contas;
  6. Metas de Despesas e Receitas – Ótimo sistema de controle de metas e orçamento para seus gastos e também para suas receitas;
  7. Projeção de Fluxo de Caixa – Saber se você vai ter dinheiro no final do mês é sempre bom, não é? A projeção de fluxo de caixa vai demonstrar se vai faltar mês no seu salário.

O melhor de tudo é que a versão grátis disponível já consegue suprir com praticamente todas as nossas necessidades. E para você que quer ter ainda mais controle, os planos pagos são cobrados um valor justo, diferente de diversos outros softwares que encontramos.


 

Conclusão

É um fato que você precisa controlar suas finanças.

Melhor ainda quando isto é colocado em piloto automático, sem ter a necessidade de ficar perdendo muito tempo fazendo o controle.

Você precisa de algo rápido e fácil de utilizar. Caso contrário, você perderá a vontade de manter o controle.

O controle pelo celular somado a 1 hora por mês no computador organizando suas contas e metas é o suficiente para manter um controle financeiro perfeito.

O que poderá ajudá-lo a manter o seu controle financeiro da melhor forma é o software do Meu Dinheiro.

Se quiser testar gratuitamente, basta acessar o site https://www.meudinheiroweb.com.br/

Caso tenha outra sugestão, deixe nos comentários para debatermos qual consegue atender nossas necessidades!


 


 

The following two tabs change content below.
Pós-graduado em finanças pela Fundação Getúlio Vargas e bacharel em Administração. Consultor Financeiro Pessoal, ajudando diversas pessoas a melhorar sua vida financeira, é estudante e atuante no mercado financeiro desde 2010.
  • Weller Santibanez

    Existe também o GuiaBolso ( https://www.guiabolso.com.br/ ), você pode conectar seus bancos nele que puxa os gastos e categoriza automaticamente (você pode mudar as categorias e por tags também), e o melhor de tudo: Gratuito.

    Aliás, ótimo artigo!!

    • Olá Weller!

      O GuiaBolso também é um ótimo programa. Eu ainda prefiro o MeuDinheiro pela facilidade e praticidade, em alguns casos a automaticidade pode atrapalhar.

      Mas o GuiaBolso também é um programa que recomendaria. 🙂

      Grande Abraço!