Como Manter as Promessas de Final de Ano e Economizar!

image1

Com a virada de ano, sempre vem as promessas, não é? Muito normal dessa época. Promessas de gastar menos, pagar as dívidas, guardar mais dinheiro para o futuro, não assumir mais prestações, entre outras tantas promessas. Prometer tudo isso é fácil, o difícil é seguir essas promessas.

Para conseguir manter-se fielmente à uma promessa, não basta pensar nela na semana anterior da virada do ano, e às 00:01 do dia 01/01 esquecer e continuar com a vida.

É preciso fazer um planejamento, que não poderá ficar somente na sua cabeça. É preciso botar no papel, numa planilha de excel, no word, é necessário transcrever tudo o que você quer. Para tentar ajudá-lo, darei dicas quanto às boas e velhas promessas de final de ano.

Gastar Menos

image2

Uma das primeiras promessas de todos nós, não é? É a primeira forma para conseguir sobrar um pouco mais de dinheiro no final do mês.

Porém, conseguir a incrível façanha de gastar menos não é para qualquer um.

A primeira coisa que temos que entender é que ninguém joga dinheiro fora. Isso, ninguém joga dinheiro fora.

As pessoas simplesmente gastam seu dinheiro com aquilo que acham ser mais importante. O problema está nesse achar o que é importante.

Temos que entender que existe uma certa divisão entre as contas que pagamos mensalmente e diariamente, para ficar mais fácil o entendimento, irei explicar de uma forma menos teórica e mais prática.

Lembrando que utilizar uma planilha ou um aplicativo de celular para controlar as suas despesas é essencial! Caso ainda não tenha nenhuma como base aconselho a fazer o download gratuito da planilha que disponibilizo neste link.

Contas Obrigatórias Fixas

As contas fixas e obrigatórias são as famosas contas que não podemos deixar de pagar e que todos os meses tem o mesmo valor. Como por exemplo aluguel, prestação do carro, prestação da casa/apto, mensalidade condomínio, entre outras da mesma forma.

Estas contas nós somos obrigados a pagar, correndo o risco de, em caso de inadimplência, perder o bem. Para facilitar elas são fixas, então são as primeiras a entrar nos gastos mensais.

Infelizmente não temos muito o poder de diminuir essas contas. O que devemos fazer é na hora de adquirir um imóvel ou carro procurar muito, negociar muito, pechinchar muito.

Como não teremos controle deste gasto no futuro, temos que gastar todo o tempo possível na busca da melhor oferta com o melhor custo/benefício.

Contas Obrigatórias e Variáveis

Na mesma forma das contas obrigatórias fixas, existem algumas contas obrigatórias variáveis que não podemos esquecer. São elas: Conta de Luz, Conta de Água, Compras no Supermercado, entre outros.

Mesmo sendo contas obrigatórias, distinguem-se pelo fato de que essas contas nós podemos alterar o valor mensalmente. Tudo depende da nossa vontade.

São contas que podemos diminuir, desligando algumas luzes, tirando da tomada alguns aparelhos que não usamos tanto para não ficar gastando luz no stand-by, fechar a torneira quando escovar os dentes, entre outras diversas dicas que escutamos diariamente, acredite, todas ajudam no final do mês.

Já outras contas, como compras no supermercado, precisamos de uma disciplina maior. Precisamos sempre pesquisar o mercado mais barato ao nosso redor, e procurar sempre pelos produtos mais baratos.

Fazer uma lista somente do que está faltando dentro de casa e segui-lá fielmente dentro do supermercado é outra necessidade básica para economizar.

Dentro do supermercado há diversos truques e armadilhas para que você gaste desnecessariamente, com o que não estava precisando. Acredite, muitas pessoas inteligentes estudam como fazer você gastar mais no supermercado. E é impressionante como funciona.

Por isso fazer aquela boa e velha lista, seja num app no celular ou escrita a mão, é ainda uma das melhores forma de economizar um bom dinheiro.

Contas Não-Obrigatórias Fixas

Existe também algumas contas que não temos a obrigação de pagá-las, ou seja, podemos cancelar a qualquer momento que não perderemos nada de essencial para nossa vida.

São alguns exemplo contas de assinatura de revista, TV a cabo, sistema de alarme para casa, seguro de residência, entre outros milhares de gastos que temos a nossa disposição.

O segredo nestes gastos é primeiro ver o que você realmente utiliza. Existe muitas coisas que pagamos e não utilizamos!

Depois de se livrar de tudo aquilo que paga e não utiliza, existe uma ordem para decidir o que é mais importante de manter, em comparação com outro serviço. Nós temos que suprir, primeiramente, as nossas necessidades básicas. Podemos usar como exemplo a conhecida Pirâmide de Maslow conforme imagem:

image3

Essas são as nossas necessidades básicas. Por isso o que indico é seguir o que você necessita basicamente para viver, eliminando as contas que estão na ponta da pirâmide.

Manter algumas contas para manter as necessidades fisiológicas, é totalmente obrigatório e nem precisamos citá-las.

As de seguranças muitas vezes ignoramos, mas são de extrema importância. Manter um sistema de segurança na sua casa, um seguro residencial em casos de furtos e invasões, são contas que você tem mensalmente e que são de extrema importância manter. Na parte de segurança entra também a questão de economizar dinheiro, para sua segurança financeira!

Quando sobe para o âmbito social, como mensalidades de clubes, o futebol com os amigos, os passeios com os amigas, são contas que normalmente já deixamos como fixas, que são não-obrigatórios, mas consideramos muito importante.

Já as contas para a Auto-Estima são contas que pagamos apenas para nós. Algo que nos deixa contente quando estamos sozinhos ou com a família, como uma TV a cabo, mensalidade de uma revista, entre outros.

Estes são os mais fáceis de conduzir, e geralmente, um dos primeiros a eliminar quando queremos economizar dinheiro.

Para eliminar as contas fixas não-obrigatórias, é importante seguir a pirâmide de Maslow para que a sua vida como um todo não seja afetada, para manter o padrão de vida sem prejudicar muito a felicidade.

Está gostando do artigo? Então:

_________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________

Contas Não-Obrigatórias Variáveis

Seguindo a linha de raciocínio das contas não-obrigatórias fixas, as variáveis também são contas que não fariam tanta falta na nossa vida, mas que gostamos de consumir por diversos motivos.

Estes diversos motivos é que temos que tomar cuidado.

Lembra quando falei que ninguém joga dinheiro fora? Isso continua sendo verdade.

O problema é que as pessoas se perdem. São os gastos que consumimos por luxo, hobby, prazer e desejo, que muitas vezes não nos damos conta que é por esse motivo, e gastamos mais do que devemos.

Temos que ter conhecimento do que precisamos, e do que estamos gastando em excesso.

Os gastos em excesso são tantos, que não tem como discriminar o que é “jogar dinheiro no lixo”. Cada um gasta naquilo que acha mais certo e no que deixa-o feliz.

Mas estes gastos tem que ser controlado. Gastos excessivos em roupas, em baladas, em carros, realmente não tem como descrever todos os gastos que podemos deixar de lado.

O importante é seguir a pirâmide de Maslow, tentando sempre gastar menos na parte de Auto-Estima. É definitivamente um gasto de extrema importância, porém deve ser sempre menor que todos os outros gastos citados anteriormente.

A pirâmide segue a mesma ideia dos seus gastos, quando mais abaixo da pirâmide, maior a área, e maior será o seu gasto mensal também. Essa é a lógica para começar a gastar menos e começar a consumir o que importa.

Pagar as Dívidas

image4

Muitas pessoas sempre prometem e desejam pagar suas dívidas, porém poucos são os que conseguem.

O primeiro passo é parar de adquirir novas dívidas! Parece redundante, porém a ficha não cai para milhares de pessoas. Uma vez que você não tem mais nenhuma prestação/carnê para pagar, não terá mais dívidas no futuro.

Já as dívidas que estão em aberto, a saída é tentar juntar um dinheiro e negociar o saldo. Começar a economizar dinheiro mensalmente para tentar quitar a dívida no final, é uma boa forma de acabar com as dívidas.

Outra boa forma é parar de parcelar todas as compras. Parcelar as compras, quando são feitas “sem juros” é realmente uma ótima forma de ganhar dinheiro, mas só para quem tem um excelente controle financeiro!

Não basta dizer “fiz em 10x por que a vista era o mesmo preço, então saí ganhando”. Se não fizer um controle desse valor somente irá piorar a sua situação! Tome muito cuidado, sempre que decidir parcelar por que o valor a vista é o mesmo, faça um controle deste gasto.

Existe também o outro lado. Se você consegue negociar bem, o valor a vista sempre será um pouco menor do que o parcelado. Para estes casos, ao invés de pagar mensalmente para a loja no carnê, comece a economizar o mesmo valor. Quando chegar ao final, você pode ir com todo o dinheiro na mão e negociar com a loja.

Isso sim é economizar e fazer um bom negócio. Você ganhará tantos os juros mensais do valor que guardará, quanto com o desconto! Não caia na conversa de “não podemos fazer desconto a vista”. A loja que falar isso para você, vá até o concorrente dela e faça um orçamento. Faça as lojas disputarem a sua compra. Na guerra das lojas, quem sai ganhando é você.

Guardar mais Dinheiro para Poupança/Investimento

image5

Outra promessa clássica.

Na verdade essa promessa será consequência das outras 2 que comentei anteriormente. É pura matemática, e a matemática nesse caso é simples.

Salário – Gastos = Dinheiro Sobrando

Para ter mais dinheiro sobrando, é preciso aumentar o salário ou diminuir os gastos.

Basta seguir as ideias que citei anteriormente, lembrando sempre que guardar dinheiro para você é uma das necessidades básicas de Segurança na Pirâmide de Maslow, por isso você tem que dar muita atenção para ele!

Com o dinheiro que você está guardando, basta seguir as dicas de investimento aqui do Economizar e Investir, para que este dinheiro continue crescendo e mantendo sua segurança, alterando até mesmo seu padrão de vida no futuro.

Desejo a você um excelente e maravilhoso ano novo, que seu 2015 seja repleto de realizações e muito aprendizado.

Um forte abraço e até ano que vem!

_________________________________________________________________________________________

_________________________________________________________________________________________

The following two tabs change content below.
Consultor de Investimentos ANBIMA e Investidor Profissional, Matheus Lange possui a Certificação CEA, é pós-graduado em finanças e auta como Consultor Financeiro desde 2015. É apaixonado e atuante do mercado financeiro há mais de 10 anos.

Comentários

comentários

Deixe uma resposta